🚧 O arroz com feijão de uma cadeia de suprimentos.

Iniciando os trabalhos sobre supply de alta performance!

Cadeia de suprimentos: O que é, etapas e como fazer a sua gestão corretamente.

💭Minha opinião sobre isso é:

!SUPRIMENTOS NÃO É SÓ UM SETOR DE COMPRAS!

Como a ideia desta News é elucidar e discutir assuntos que dizem respeito a suprimentos e engenharia, achei por bem "começar do começo".

Muitos de vocês, assim como eu, certamente já passaram por algumas dezenas de canteiros e entendem, mesmo que de maneira superficial, qual é a dinâmica de uma cadeia de suprimentos. Nos últimos dias, notei um número bastante considerável de inscritos recém-formados. Por isso, quero começar pelo básico para que possamos prosseguir minimamente nivelados nessa jornada.

Considerações iniciais feitas, vamos ao que realmente interessa!

O artigo anterior explicou a importância de um setor de suprimentos e passou brevemente por cada detalhe da cadeia de suprimentos, incluindo compras.

Não dá para negar que todos os holofotes estão voltados para a obra, pois é lá onde está sendo elaborado o produto final. É onde o cliente percebe valor do produto final. Podemos dizer que é o palco do show principal.

Entretanto, o espetáculo de verdade não acontece apenas ali.

O setor de suprimentos, assim como o próprio nome já diz, é um dos maiores apoiadores de quem atua em cima do palco. O cuidado com materiais, com contratação, com armazenamento e controle de itens, com logísticas de entregas e distribuições, documentações e fiscalizações, tudo isso e muito mais, faz parte do setor que supre o artista para o show principal.

Quem trata o setor de suprimentos apenas como compras, não consegue enxergar o verdadeiro valor que ele tem. E por isso agora vou te contar um segredo:

Só existem dois grupos de pessoas que dão o verdadeiro reconhecimento para o setor de suprimentos de acordo com a importância que ele realmente tem.

· O primeiro é grupo é formado pelos próprios responsáveis de suprimentos da empresa, que leva seu trabalho a sério e consegue enxergar o quanto ele contribui de fato para a operação final, seja no setor industrial ou na construção civil (obra).

· O segundo grupo é formado por aqueles que estão interessados no faturamento da empresa, em geral, líderes, diretores e presidentes. Eles sabem que a grande parcela do lucro da empresa depende do excelente trabalho desse setor.

Sabemos que ninguém faz uma faculdade de engenharia por 5 anos, para sair dela e dizer que o sonho da vida sempre foi trabalhar com compras. Todos vão para esse setor de suprimentos, por alguma necessidade, onde adquirem habilidades treináveis para se dedicar a atuação de compras e negociações.

E você comprador, você tem motivos para comemorar, pois essas habilidades de criar relacionamento, de negociação e de análise, é justamente o que vai fazer diferença daqui para frente se você souber se dedicar nas oportunidades que a vida e o mercado te proporcionar.

Nos próximos conteúdos trarei outras ferramentas e estratégias que ajudarão você a se destacar ainda mais dentro do seu time e contribuir para seu desenvolvimento profissional.

Conte comigo e com a Constru!

Parceiro convidado da semana ⬇️

A Revolução Bim no setor da construção civil

O BIM é uma metodologia que utiliza softwares para criar projetos com o maior nível de detalhes sobre a construção. O objetivo é conter informações sobre todos os aspectos do edifício, desde a estrutura até as instalações elétricas e hidráulicas.

A utilização da metodologia está em fase de adoção no Brasil, com uma força maior em projetos residenciais.

Trabalhar com esse conceito proporciona uma série de benefícios durante a jornada de concepção do empreendimento, como:

· Melhor comunicação e colaboração: O BIM pode ser compartilhado com todos os projetistas que estarão trabalhando durante a etapa de projeto, facilitando a comunicação, e tomadas de decisões em conjunto;

· Redução de erros: É possível identificar e resolver erros antes que a construção inicie, trazendo também redução nos custos, evitando retrabalhos e em atrasos no cronograma.

· Melhor manutenção e operação: O modelo BIM pode ser usado para facilitar a manutenção e operação do edifício após a conclusão da construção, o que pode levar a uma redução nos custos de manutenção e a uma melhoria da eficiência do edifício.

Os segmentos que mais tem ganhos de produtividade ao se projetar em BIM são:

· Projeto de instalações elétricas: O modelo BIM pode ser usado para criar um sistema de distribuição de energia elétrica que seja eficiente e seguro.

· Projeto de instalações hidráulicas: O modelo BIM pode ser usado para criar um sistema de distribuição de água e esgoto que seja eficiente e durável.

· Projeto de instalações de ar condicionado: O modelo BIM pode ser usado para criar um sistema de ar condicionado que seja eficiente e confortável.

Também pelo fato de conseguir compatibilizar todas as instalações e particularidades especificas onde uma frente de trabalho poderá coincidir com a outra.

Acreditamos que o BIM é o futuro da etapa de pré-construção no Brasil.

A Proplan Engenharia é uma empresa referência no uso do BIM em projetos de instalações complementares. Atualmente 50% de todos os nossos projetos são feitos nessa metodologia.

Caixa de ferramentas

Aqui você encontra as principais ferramentas, materiais ou soluções para otimizar sua cadeia de supply!

/