- Supply Insights por Eng. Daniel Furtado
- Posts
- Compliance é legal ou não?
Compliance é legal ou não?
Entenda porque grandes Construtoras se preocupam com esse tema

O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa agir de acordo com uma regra, estando em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos.
Em outras palavras, seguir as regras da empresa, aos valores que ela e seus líderes possuem.
AGORA, É CERTO OU ERRADO?

!VOCÊ SABE O QUE É “COMPLIANCE”?
É muito comum, não apenas nas empresas do setor da construção civil, existirem trocas de favores não declaradas, ou até mesmo um favorecimento de uma das partes na tentativa de melhorar o relacionamento com a outra.
Durante meus anos em obra, vivenciei diversas oportunidades e propostas de fornecedores que ofereciam comissões, presentes e outros benefícios para que sua empresa fosse favorecida na hora de fechar um contrato, ou adiantar um pagamento, etc.
Algumas pessoas enxergam isso com muita naturalidade e não se importam em receber esses mimos, acreditando que não trará nenhum tipo de problema e que esse comportamento está à parte do contratado.
Ledo engano.
Toda e qualquer ação tomada por você, com intuito de favorecer a si mesmo ao invés da empresa que você veste a camisa, atribuindo uma relação profissional ao ganho particular, é errada e abre brechas para que possam prejudicar a sua carreira.
Ser justo ou não é decisão sua, mas manter você no seu cargo e na própria empresa, não é.
Nunca foi noticiado a demissão de alguém por ser justo com seus fornecedores, e é assim que você deve ser todos os dias. Lembre-se disso.
E quais pontos levar em consideração do Compliance na construção Civil?
Mesmo sabendo que cada empresa tem cultura e objetivos diferentes, alguns pontos dentro do compliance devem fazer parte de TODOS os programas. Dentre eles, vale ressaltar:
Respeito às normas e leis trabalhistas voltadas para a área de atuação;
Ética empresarial;
Cuidados com a saúde mental e física de todos os colaboradores - aqui levanto a necessidade de programas de prevenção a acidentes de trabalho e conduta ética em todas as fases dos projetos de construção;
Ter em seu rol, fornecedores e prestadores de serviços que compartilhem dos mesmos objetivos da empresa.
Existe benefícios de investir em Compliance na construção civil?
O compliance bem estruturado, vai além de seguir regras e padrões, possibilita a identificação de riscos, consequências para o lucro e imagem corporativa, além de garantir segurança, qualidade e sustentabilidade. O compliance, com uma abordagem sólida, reduz acidentes, atrasos e litígios. Seus benefícios são inúmeros, além de gerar confiança dos clientes, parceiros e investidores.
E se falamos em benefícios, vou citar um caso em que a falta de compliance resultou em consequências gravíssimas. Quando pensamos em Brumadinho, a tragédia que aconteceu em 2019 envolvendo a Vale é um exemplo infelizmente trágico de como a falta de compliance levou a consequências devastadoras.
A falha na gestão de risco e no não cumprimento às normas de segurança resultou em umas das maiores tragédias ambientais do País. O vazamento de mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério afetou mais de 24 mil pessoas.
Por isso a adoção do programa de ética e compliance adequado à construção civil é tão importante.
A empresa consequentemente fica ciente de seus valores, bem como riscos e vulnerabilidades, tornando mais simples a aplicação de práticas que tenham como objetivo a melhoria da organização com base na cultura. Importantíssimo ressaltar a necessidade de aplicar práticas extremamente criteriosas que definam procedimentos nos processos de compras, bem como a contratação de fornecedores.
É aquela máxima do “prevenir é melhor que remediar”, e por mais que estruturar e adotar regras mesmo que rigorosas dê trabalho, no final vale a pena, eliminar a prática de corrupção, consequentemente melhora a reputação e leva a mais oportunidades de negócios.
Estar de acordo com as leis seguindo processos éticos é com certeza entender os benefícios a longo prazo, afinal, sabemos que reputação é como vidro, uma vez quebrada, por mais que seja colado, não volta a ser a mesma.
E não se esqueça, conte comigo e com a Constru!
Fontes: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/serie-compliance-na-construcao-civil-artigo-5/775640360
http://brumadinho.ibict.br/entenda-o-desastre/
Caixa de ferramentas
Aqui você encontra as principais ferramentas, materiais ou soluções para otimizar sua cadeia de supply!