Cronograma de Suprimentos

Qual compra é prioridade para você hoje?

💭Minha opinião sobre isso é:

!QUAIS COMPRAS SÃO PRIORIDADES?

Primeiro de tudo, a palavra prioridades no plural está incorreta.

O correto é considerarmos que prioridade é singular, ou seja, uma só. Quando você tem mais de uma tarefa a ser realizada que seja tratada como prioridade, significa que você não tem controle das tarefas a serem executadas, e que você precisa urgente melhorar a sua gestão para não colocar mais lenha no provável incêndio que todos os dias tenta apagar.

Mas fique tranquilo, esse é o desafio de 90% das pessoas de qualquer área da empresa, e vou te ajudar com isso.

Quando trabalhamos com compras, o principal pilar quando falamos de prioridade é o tempo.

Tempo do cronograma da obra? Tempo de resposta da solicitação? Tempo de entrega do material? Tempo, tempo, tempo ...

Alguns hospitais possuem um processo de bem bacana sobre atendimentos, buscando atender por urgência. Uma pessoa com um corte na cabeça terá prioridade no atendimento em relação a quem chega com uma irritação de garganta.

Inicia-se o processo de triagem. Fazem uma primeira seleção e “etiquetam” os pacientes com base no estado crítico de cada um, definindo qual problema resolverão primeiro.

Repare que nesse caso, os hospitais estarão sempre tentando “apagar um incêndio”, pois a demanda de urgência deles é completamente diferente da dinâmica obra – suprimentos.

Acredito que olhar para esse tipo de procedimento de uma emergência e buscar inspiração é válido para o setor de suprimentos, entretanto, a melhor solução é sempre a prevenção.

Em obras comerciais e com prazos pequenos como restaurantes fast-food, lojas de shopping, reformas de agências bancárias e outras do mesmo modelo, a obra não te permite montar um cronograma de compras de insumos como de uma obra de incorporação por exemplo, que levará mais de 24 meses para ser finalizada.

Essas obras são tão apertadas de prazo, que no final das contas, o boleto mais caro a ser pago pelo financeiro é o reembolso do caixinha do engenheiro que teve que pedir ao estagiário para correr no depósito de materiais mais próximo para comprar o material a pronta entrega sem nem cotar quanto custou.

Mas em obras com maior duração, você pode elaborar uma espécie de cronograma de compras, com base no próprio cronograma da obra, de uma forma retroativa e preditiva.

Por exemplo, suponha que estamos iniciando uma nova obra agora nesse mês de Fevereiro de 2024, e que por histórico, eu tenho a informação de que as louças da Deca demoram 90 dias para entrega. No cronograma da obra, as louças começaram a serem assentadas no mês de Novembro, ou seja, nesse período o material precisa estar na obra. Dessa forma, qual o mês limite que tenho para comprar o material sabendo que após a compra ele só será entregue depois de 3 meses?

Agindo com margem de segurança, posso colocar que a data limite para comprar esse material seja em Julho, afim de que não atrase a obra, não ocupe o almoxarifado antes do tempo necessário, evitando possíveis avarias do estoque, e que me permita até lá, tratar outras compras que sejam prioritárias para as atividades que serão executadas antes.

Em breve mandarei para vocês um modelo desse cronograma de insumos.

O importante é se planejar, de forma preditiva para evitar incêndios, até porque incêndios causarão apenas ansiedade em você e na sua equipe, desgastando todo seu pessoal sem necessidade.

Façam listas, definam prazos, atuem uma por uma com foco e os resultados serão bem melhores.

Lembre-se sempre que priorizar compras é um processo contínuo que exige disciplina e autoconhecimento.

E claro, utilize de ferramentas que facilitarão sua vida, como a própria ConstruConnect que agiliza seus mapas de cotação e te ajudam principalmente a ganharem tempo com essas cotações.

Acesse nosso portal e confira: https://construconnect.com.br/suprimentos/

E não se esqueça, conte comigo e com a Constru!

Caixa de ferramentas

Aqui você encontra as principais ferramentas, materiais ou soluções para otimizar sua cadeia de supply!